Gastrite Cr Nica
Orientador: Dr. Luís Azevedo
Quase todos os portugueses adultos e mais de 50% da população mundial tem gastrite crónica causada pelo Helicobacter pylori. Esta gastrite crónica causada pelo H. pylori, raras vezes é causa de sintomas ou justifica tratamento. Só nos últimos 20 anos (depois da descoberta do Helicobacter pylori) compreendemos melhor porque é que a maior parte da humanidade tem gastrite crónica e que a gastrite crónica é geralmente assintomática. Ainda hoje, com frequência, as pessoas atribuem as queixas do estômago à sua gastrite. Era assim que se pensava há 30 anos atrás, mas hoje sabemos que isso não é verdade.
O maior problema com a gastrite pelo helicobacter pylori é que muitas vezes não sabemos se temos esse vírus ou não, boa parte da população portuguesa tem esse vírus desde criança, e ele dificilmente se desenvolve, e quando isso acontece simplesmente não há um tratamento exato pra isso, porque há poucos informações.
Gastrite Aguda:
A gastrite aguda é, na maior parte dos casos, uma situação passageira que ou cura ou evolui para a gastrite crónica, mas por vezes toma a forma de gastrite erosiva ou gastrite hemorrágica e pode causar perdas de sangue pela boca ( hematémeses ) ou pelo recto ( melenas ) obrigando-nos a ir à urgência do Hospital.
Causas de gastrite aguda:
» Helicobacter pylori e outras bactérias, vírus, tóxicos...
» Álcool
» Anti-infamatórios não esteróides ( AINE )
» Stress grave dos queimados, dos traumatizados do crânio, dos doentes com insuficiência respiratória, dos doentes com sepsia.
Curiosidade: Há uma seiva em especial, chamada de sangue de dragão que tem propriedades curativas bem impressionantes, ela é encontrada aqui no Amazonas e pode ser usada pra muitas coisas, era usada a tempos pelos povos nativos, ajuda muito na cura de lesões internas e externas e isso inclui a gastrite crônica, é uma seiva realmente muito conhecida na Europa.