Gastrite Cr Nica Em C Es Tem Controle Sim
Nos últimos meses tenho visto que mais e mais gente chega ao blog procurando informações sobre gastrite em cães. Meu schnauzer, o Fritz, teve este problema (leia sobre nossa saga aqui) na época busquei e li todo tipo de informação sobre o assunto que consegui encontrar. Todos os textos falavam em xaropes e rações terapêuticas.
Foi então que, pouco mais de um ano atrás, tive a sorte de encontrar o siteCachorro Verde e suas dietas caseiras, isso foi o que salvou o Fritz dos litros de xarope e dos vômitos frequentes e me salvou da falência, porque convenhamos, ração terapêutica não sai barato.
Relutância em se alimentar pode ser indicação de que algo não vai bem.
Hoje posso dizer que ele está 100% curado, pode até roubar porcarias sem passar mal. Mas não acho justo que eu tenha a imensa felicidade de ver meu peludinho bem enquanto tantos outros sofrem. E foi por isso pedi à querida Sylvia Angelico, veterinária e editora do Cachorro Verde para escrever um texto para o Barbas e Bigodes falando sobre gastrite em cães e tratamentos alternativos.
Enjoy!!
Gastrite em Cães
Desde fevereiro tenho atendido consultas de Nutrição de cães e gatos, sob supervisão da amiga médica-veterinária, Dra. Gabriela, da clínica Cantinho Animal. (Já estou formada, aguardando “apenas” o CRMV). E notei que um dos problemas de saúde que mais freqüentemente trazem cães e gatos à clínica para formulação de uma dieta caseira especial é o quadro de gastrite crônica.
Gastrite significa “inflamação do estômago” e pode ser aguda ou crônica. No quadro agudo, os sintomas – em geral, vômitos – ocorrem abruptamente, sendo que o cão aparentava estar bem até então. Pode ter a ver com algo que ele tenha comido e que não fez bem, como alimentos estragados (aquela fuçada no lixo), ingestão de insetos e de objetos não digestíveis, como tecidos, pedaços de brinquedos e pedrinhas. Até mesmo comer em excesso pode sobrecarregar o estômago e provocar gastrite aguda.