Análise de uma obra de Arte
DE
HISTÓRIA
DA
ARTE
Análise de uma obra de Arte.
1. A partir da observação da obra "Ceia de Emaús", 1605 de Caravaggio. Identifique qual o estilo a obra representa e justifique a sua resposta citando duas de suas mais importantes características.
Caravaggio criou um estilo próprio para si, chamado de tenebrismo e que mais tarde influeciou outros artistas como Rubens e Rembrand.
Uma de suas principais características é o grande contraste entre luz e sombra nas pinturas, para evidenciar traços da realidade e causar uma impressão de profundidade nas representações. A intensidade do contraste nas obras atribui aos personagens representados certa característica monumental, mas também tende a aumentar a sensação de realismo, pois a intensidade do contraste evidencia as expressões faciais e o desenho da musculatura corporal.
2. Compare os trabalhos arquitetônicos que Bernini realizou durante o Barroco Europeu, com os trabalhos realizados por Aleijadinho no Barroco Brasileiro. Cite apenas 2 de suas principais características e 1 obra importante.
Bernini
- o Barroco rompe o equilíbrio entre sentimento e razão e entre arte e ciência, que os artistas renascentistas procuravam estabelecer de forma muito consciente.
- acentuado contraste entre tons claros e escuros,que intensifica e expressão dos sentimentos.
A grande obra arquitectónica de Bernini é a colunata da Praça de S. Pedro do Vaticano.
Aleijandinho:
- Olhos espaçados
- Nariz reto e alongado
Uma de suas principais obras é a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto.
3. Descreva os trabalhos do artista Mestre Ataíde. Indique o Artista que inspirou seu trabalho. Compare as obras desses dois importantes artistas.
Teto da Matriz de Santo Antônio em Santa Bárbara
Possivelmente sua primeira obra no gênero ilusionístico; nela já estabelece seu modelo formal geral, ao qual permaneceu fiel, com poucas variações essenciais, até o fim de sua trajetória. A ilusão arquitetônica se inicia logo na cimalha, onde