Gastrite Aguda E Cr Nica
Definição Gastrite é a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Ela pode durar por pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou pode durar meses e até mesmo anos (gastrite crônica), e apresenta uma evolução lenta muitas vezes assintomática. Pode levar a sangramentos e o desenvolvimento de úlceras no estômago.
A mucosa gástrica constitui a principal defesa do estômago contra o Ácido clorídrico. A irritação na membrana pelo HCL provoca infiltrado inflamatório, edema e hiperemia, resultando em erosão superficial podendo evoluir para ulceração superficial.
Gastrite aguda
Gastrite aguda é um estágio mais avançado de um sintoma, que na maioria das vezes tem início com uma leve irritação na mucosa do estômago. Em alguns casos a gastrite é passageira e tende a desaparecer sem maiores complicações, como também pode vir a se tornar gastrite erosiva ou gastrite hemorrágica.
A gastrite aguda apresenta vários sintomas entre eles: dor abdominal, queimação, azia, náuseas e vômitos, perda do apetite e até mesmo o sangramento digestivo. Nos casos de sangramento a perda de sangue ocorre pela boca (hematêmeses) ou pelo reto (melenas) o que obriga a pessoa buscar atendimento médico de urgência.
A gastrite aguda é fácil de ser identificada por conta dos sintomas que apresenta. São vários os agentes causadores entre eles: medicamentos, estresse físico e mental, germes, bactérias e vírus. Os medicamentos que contem ácido acetilsalicílico, os corticoides e os anti-inflamatórios não esteroides são alguns dos agentes causadores da gastrite aguda. Bebidas alcoólicas e o tabaco também contribuem significativamente para o surgimento deste incomodo.
Gastrite Crônica
Já na gastrite crônica, trata-se da presença de um processo inflamatório de forma prolongada na mucosa gástrica que leva a uma perda do aspecto normal da parede do estômago, podendo evoluir para uma atrofia da parede do estômago ou até mesmo para o surgimento de uma modificação das