Gastos Ambientais
Gastos Ambientais
Podem ser definidos como o sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos.
Gastos ativados e não ativados
Ativados: são aqueles gastos registrados no ativo da empresa, representando um beneficio futuro, sendo transferidos para as despesas à medida que esses benefícios vão ocorrendo, utilizando o princípio da competência.
Não-Ativados: são registrados como despesas a partir do momento que são incorridos no período. Outros tipos de gastos ambientais
Há também outros tipos de gastos ambientais, como por exemplo, quando uma empresa é autuada por danos ambientais, sendo caracterizado como perda, gerando assim novos passivos.
Outros tipos de gastos ambientais
Há também gastos que mesmo sendo considerados como operacionais, podem ser classificados como ambientais, desde que tenham alguma relação entre a evolução da empresa e o meio ambiente, e em conseqüentemente, com a sociedade, mesmo que indiretamente.
Ativos Ambientais
São os bens e direitos mensuráveis monetariamente de propriedade dos empreendimentos que representam benefícios presentes e/ou futuros, os recursos das empresas para a preservação, minimização ou recuperação das características e da qualidade ambiental. Identificação
A identificação dos ativos ambientais é utilizada em negociações, avaliações, transferências, fusões e aquisições entre empresas, comprovando-se a viabilidade legal, a sustentabilidade e a adequação das atividades e valorizando o empreendimento.
Exemplos
Imobilizado-maquinas, equipamentos, instalações e infra-estrutura relacionada ao controle de aspectos ambientais;
Estoques-insumos no processo de produção, armazenagem, transporte e distribuição para reduzir e controlar os impactos ambientais decorrentes;
Exemplos
Deferido- despesas relacionadas diretamente com despesas