Contabilidade
#$
A SUSTENTABILIDADE E A CONTABILIDADE
Cassio Luiz Vellani
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto-SP
Universidade de São Paulo empresaecologica@yahoo.com.br Maísa de Souza Ribeirão
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto-SP
Universidade de São Paulo maisorib@usp.br RESUMO
Há no mercado divulgação de gastos incorridos em atividades não relacionadas com a sustentabilidade ecológica, como gastos ambientais. Para evitar isso, é necessário compreender o fato gerador do gasto ambiental. O objetivo deste trabalho é investigar, analisar e identificar o tipo de evento relacionado com o fato gerador do gasto ambiental para melhorar a informação sobre as atividades que visam a sustentabilidade ecológica dos negócios. Este trabalho analisa certos conceitos, limita o campo de atuação da contabilidade ambiental, propõe um conceito chamado de O Sistema Empresa Eco-eficiente e o analisa e o compara com determinados casos práticos.
Palavras-chave: sustentabilidade ecológica, contabilidade ambiental, gastos ambientais.
INTRODUÇÃO
As empresas são sistemas que interagem com outros sistemas formando um todo.
Quando um sistema não se desenvolve, o todo não pode se manter. Com base nesse raciocínio, as firmas podem ponderar a sustentabilidade em seus processos decisórios e inserila no planejamento estratégico visando a continuidade de seus negócios (da parte) e da sociedade em geral (do todo).
Sustentabilidade qualifica tudo aquilo que pode se manter. Sustentar pode ter muitos significados. Um deles pode ser atributo a algo ininterrupto, cíclico, com perspectiva de continuidade. Nesse sentido, Kates et.al. (2003) considera a situação atual do mundo como insustentável. Com uma sociedade em crescimento, globalizada, interconectada e desigual, a humanidade não está conseguindo manter a sustentabilidade dos ecossistemas que suportam a vida no planeta terra.
! " !% %
#$
Nesse