Gases
Simões Filho
Mecânica Industrial
Gases Refrigerante
Simões Filho
2014
Gases Refrigerante
Trabalho de pesquisa apresentado ao curso Mecânica Industrial na disciplina de Manutenção II para avaliação na primeira unidade.
Simões Filho
2014
RESUMO
São substâncias empregadas como veículos térmicos na realização dos ciclos de refrigeração. Em ciclos de compressão a vapor, o refrigerante é o fluido de trabalho que alternadamente vaporiza e condensa quando absorve e libera energia térmica.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO Entre 1800 e 1929 os gases utilizados para fins de refrigeração eram gases tóxicos: a amônia (NH3), cloreto de metil (CH3Cl) e dióxido de enxofre (SO2). Na década de 1920, ocorreram muitos acidentes fatais em função de vazamento de cloreto de metil em refrigeradores industriais e até mesmo residenciais, o que fez com que muitas empresas e proprietários de equipamentos de refrigeração começaram a deixar seus refrigeradores ao ar livre para prevenir possíveis vazamentos. Devido aos grandes prejuízos e processos judiciais contra as indústrias de refrigeração, estas iniciaram um esforço conjunto para resolver o problema.
2 DESENVOLVIMENTO
Fluido Refrigerante - "Gás Refrigerante"
Fluido refrigerante, conhecido popularmente como “gás refrigerante”, é um produto químico responsável pelas trocas térmicas nos sistemas de refrigeração e climatização. Esse composto, pela propriedade que possui de passar de líquido a gás, e vice-versa, é capaz de absorver calor, resfriando um ambiente de maneira controlada.
O motivo de ser comumente chamado de gás refrigerante é que, para absorver o calor do ambiente e resfriá-lo, ele passa da fase líquida para a gasosa, uma vez que evapora ao absorver calor e liquefaz ao perder calor. Assim, na maioria dos casos, não é possível ver o produto na fase