Gases e líquidos
Gases
A palavra gás tem origem grega e significa caos, desordem. As moléculas de uma substância no estado gasoso encontram-se muito afastadas umas das outras. Por isso, praticamente não existem interações entre as mesmas e não há uma tendência de organização a nível molecular. Para o estudo dos gases, utilizaremos um modelo simplificado da realidade, denominado gás ideal. Um gás ideal é uma substância gasosa na qual não existe nenhuma interação entre suas moléculas e o volume ocupado pelas mesmas é considerado desprezível.
Líquidos
Líquidos são geralmente imaginados como sendo um estado "intermediário" da matéria entre sólidos e gases, visto que a passagem usual de um sólido para o estado gasoso atravessa a fase líquida. Propriedades dos líquidos dão suporte a essa visão, como por exemplo as velocidades de difusão e escoamento, que são menores que as dos gases, porém maiores que as dos sólidos.
Num líquido, as moléculas estão bastante próximas, quase tão próximas quanto em um sólido, porém apresentam um grau de desordem semelhante a um gás. Essa estrutura é responsável pelas características do estado líquido.
A formação do líquido tanto pode ser através da fusão de um sólido, como pela condensação de um gás. Durante a fusão, a energia absorvida produz uma diminuição das forças atrativas entre as moléculas, íons ou átomos no sólido. Na condensação, a energia é liberada para o meio ao tempo em que as moléculas são mais unidas pelas forças de atração (a união das moléculas nesse caso é um processo exotérmico). Um líquido se assemelha a um sólido porque suas moléculas estão bastante próximas umas às outras, porém em estrutura desordenada, e aí há uma semelhança com os gases. Verifiquemos pois as propriedades dos líquidos e porque eles assim o são.
RESUMO
Este trabalho se trata do estudo dos gases e dos líquidos.
Os gases que são substâncias fluídas que estão presentes em grande quantidade na natureza, possuem a