sólidos líquidos e gases
1- Introdução 1.1Conceito de matéria
2- Sólidos 2.1 Sólido Cristalino 2.1.1 Sólidos metálicos 2.1.2 Sólidos iônicos 2.1.3 Sólidos reticulares ou covalentes 2.1.4 Sólidos moleculares 2.2 Sólido Amorfo
3- Líquidos
4- Gases
5- Transformações Físicas da Matéria 5.1 Fusão 5.2 Solidificação 5.3 Vaporização 5.4 Liquefação 5.5 Sublimação e Ressublimação
6- Leis Gerais da Mudança de Estado
7- Referências Bibliográficas
INTRODUÇÂO
Matéria é qualquer substância que ocupa lugar no espaço. Do latim, matéria (substância física), é qualquer coisa que possui massa. É tudo que tem volume, podendo se apresentar no estado sólido, líquido ou gasoso.
As forças que agem entre as moléculas são responsáveis pela existência de diferentes “fases” da matéria. Uma fase é uma forma da matéria que é uniforme em composição química e estado físico.
Fase condensada significa simplesmente uma fase sólida ou líquida. Em fases condensadas as moléculas estão muito próximas umas às outras todo o tempo, e forças intermoleculares são muito importantes.
SÓLIDOS
Os sólidos têm forma e volume (porção do espaço ocupado) invariáveis. Uma molécula não pode movimentar-se livremente de sua posição, só oscila em torno de uma localização média.
Quando a temperatura é muito baixa, as moléculas no líquido, se movimentam muito lentamente de forma a superar as forças intermoleculares, estas tendem a se solidificar. A natureza dos sólidos depende do tipo de forças que mantém os átomos, íons ou moléculas juntas.
Sólido cristalino
Arranjo definido e bem ordenado de moléculas, átomos ou íons.
-Os cristais têm uma estrutura ordenada, que se repete. -A menor unidade que se repete em um cristal é uma célula unitária.
-A célula unitária é a menor unidade com toda a simetria de um cristal inteiro.
-Uma pilha tridimensional de células unitárias