Degradação dos mangues
A poluição de rios e mares em conjunto com a especulação imobiliária nas regiões litorâneas tem afetado, significativamente, os mangues. Esta área tem diminuído de tamanho e o ecossistema da região tem sido afetado nas últimas décadas. Trabalhadores locais, principalmente os que vivem da caça e comércio de caranguejos, tem sofrido com a diminuição destes animais nos manguezais.
Vitória (ES) é um arquipélago cercado por manguezais - ecossistema rico em matéria orgânica - refúgios naturais para reprodução, alimentação e proteção de muitas espécies da fauna e da flora. Também contribuem para sobrevivência de aves, répteis e mamíferos, muitos deles em risco de extinção.
No entanto, sofre diversos tipos de impactos que diminuem sua integridade e capacidade produtiva. O grande volume de lixo lançado nos manguezais é um dos principais problemas enfrentado por esse ecossistema.
A Secretária de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) tem como um dos principais objetivos dessa nova gestão, desenvolver campanhas educacionais junto à população. Otimizar o programa de educação ambiental nas escolas municipais.
Com o objetivo de preservar os manguezais e evitar níveis ainda maiores de degradação, a Prefeitura de Vitória desenvolve uma série de projetos, muitos deles já bastante conhecidos como o Projeto Caranguejo. Mas as ações precisam ser intensificadas. Para garantir a sobrevivência dos manguezais é necessário o entendimento de que a responsabilidade é de todos.
Surge mais um projeto de preservação dos recursos naturais, o Mangue Vivo, que prevê ações coordenadas e permanentes de limpeza dos manguezais da região Metropolitana da Grande Vitória. O objetivo é alertar a população para o problema, envolver o poder público e as comunidades que retiram sua renda dos manguezais da região e incentivar uma nova cultura de preservação. Eu acho que são vários projetos sustentáveis, que para serem concluídos é preciso a conscientização