Logistica de estoques e distribuição
A logística existe desde os tempos mais remotos das atividades produtivo-comerciais, quando o homem primitivo produziu no próprio local mais do que poderia consumir. As atividades de transporte, armazenagem e comunicações iniciaram-se antes mesmo da existência de um comércio ativo entre regiões vizinhas. Deve-se entender, na verdade, que a logística sempre existiu, de uma forma potencial e não tão integradora como hoje, porém sempre existiu. O que ocorre é que, em vista da evolução tecnológica nos sistemas produtivos e as exigências da globalização, hoje ela está sendo destacada como um condicionante estratégico ou como um diferencial competitivo.
A logística, num passado recente, foi vista apenas com envolvimento na atividade de transporte na distribuição física, evoluindo também para um processo de suprimento de materiais por fornecedores externos. Ganhou maior abrangência nos anos de 1980, quando as organizações perceberam sua importância na administração integrada dos processos de suprimentos, produção e distribuição física. A partir do início desse processo de integração, consolidado pela obtenção de significativos resultados relacionados ao aumento de produtividade e à melhoria do nível de serviço ao cliente, as empresas elegeram a logística como um instrumento de integração de toda a cadeia de negócios, envolvendo clientes, fornecedores e todos aqueles relacionados diretamente ou indiretamente com a produção.
A percepção da necessidade de integração não foi somente em relação ao ambiente interno da empresa, mas também fora dela, constituindo uma rede de organizações integradas desde os fornecedores de matéria-prima até os consumidores finais. A esta constituição integrada foi dado o nome de cadeia de suprimento, onde a logística desenvolve seu potencial e naturalmente se transformou na visão da logística moderna.
2. OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo entender as fases da Logística de Suprimentos e distribuição de uma