Diversidade dos peixes
Com o papel de proteger a costa, de conter os sedimentos oriundos das bacias hidrográficas e de ser o habitat de inúmeras espécies biológicas o manguezal é conhecido ou chamando como o berçário do mar. Eles ocorrem nas zonas da maré e formam-se na mistura da água doce com salgada e esses ambientes apresentam uma grande distribuição no planeta. A fauna é bem característica habitam diversas espécies de peixes, caranguejos, ostras, caramujos, poliquetas e mexilhões.
A denominação ‘’berçários do mar’’ é comum pelo fato de diversas espécies de peixes marinhos, utilizam as águas do mangue para desovarem, os filhotes dessas espécies de peixes nascem e se desenvolvem nas águas do mangue antes de voltarem para o mar, pois lá eles encontram um ecossistema com muito alimento e quase sem nenhum predadores, os mangues apresentam condições propicias para a proteção, alimentação e reprodução de muitas espécies marinhas. Dentre as espécies de peixes encontradas em vários estudos estão os peixes:
Tainha - (Mugil sp).
Robalo - (Centropomus sp).
Sardinha - (Sardinella sp).
Bagre - (Tachisurus sp).
Savelha - (Brevoortia tyrannus).
Parati - (Mugil sp).
Acará - (Geophagus brasiliensis).
Foto 9 site do artigo da ufal.
O seu grande número de nichos ecológicos ajuda na diversidade biológica (flora e fauna) e no desenvolvimento de diferentes estágios de inúmeras espécies. Existem espécies que permanecem todo o seu ciclo de vida no estuário e outras que só completam o seu ciclo reprodutivo, tem espécies, como muitas de interesse comerciais que dependem de alguma maneira do manguezal.
Principais ameaças a sua conservação
Os manguezais tem grande importância no sustento do equilíbrio ecológico, um dos principais ecossistemas costeiros tropicais por causa da sua riqueza em nutrientes . Por ter essa diversidade de espécies o consumo desordenado do homem nos mangues, vem destruído e ameaçando várias espécies de