ecologia de populacoes
Introdução
Todos os organismos produzem prole que vive para se reproduzir.
O número e tamanho dos descendentes varia de todos os modos possíveis e imagináveis.
De um ponto de vista evolutivo, os indivíduos existem para produzir descendentes com sucesso - tantos quantos forem possíveis.
Prole varia em tamanho e quantidade.
Os rinocerontes produzem 1 filhote por gestação que dura de 16 a 18 meses, mas necessita de 1 ano de cuidado antes de se tornar totalmente independente.
Questões em Histórias de Vida
Quando um indivíduo deve começar a se reproduzir?
Quão frequentemente ele deve se reproduzir?
Quantos filhotes ele deve produzir em cada episódio reprodutivo? Quando ele se reproduz, quanta energia e quanto tempo ele deve alocar para esta função? E para o crescimento? E a sua manutenção?
Deve ele concentrar sua reprodução no início da vida e viver pouco, como consequência, ou deve ele investir menos na reprodução e viver mais?
Devem seus descendentes ser poucos em número, com tamanho grande e com alta qualidade, ou devem ser eles pequenos e numerosos, porém com menos probabilidade de sobrevivência? Diversidade de Histórias de Vida
Diversidade de História de Vida
Estratégia de história de Vida de uma espécie
A história de vida de um organismo representa uma solução para o problema da alocação limitada de tempo e recursos de forma a se atingir um sucesso reprodutivo máximo. A história de vida representa a melhor solução para as necessidade conflitantes do organismo.
Alocação se refere à quantidade relativa de energia que um organismo direciona a diferentes funções.
História de Vida de um organismo
Características que definem a história de vida de um organismo: Idade e tamanho de primeira maturação sexual - isto é, primeira reprodução; a parição, ou o número de episódios de reprodução; a fecundidade, ou o número de filhotes produzidos por episódio reprodutivo - (nº de