Monitoramento de Manguezais - São Luís / MA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA
CURSO DE OCEANOGRAFIA
SUSTENTABILIDADE DE ECOSSISTEMAS COSTEIROS
Projeto de
Monitoramento de Ecossistema Manguezal
Rio Dos Cachorros, São Luis - MA
São Luís – MA
2013
1. Introdução
A intensa exploração dos recursos naturais tem desestabilizado os ecossistemas estuarinos em certas regiões do Brasil, especialmente nos manguezais próximos aos assentamentos urbanos e industriais das grandes cidades.
A caracterização estrutural de áreas protegidas legalmente, como os manguezais, constitui-se em valiosa ferramenta para o conhecimento das condições ambientais existentes, bem como os processos de alteração do meio ambiente, auxiliando assim, nos estudos e ações que objetivam a conservação desses ecossistemas.
O manguezal é um sistema ecológico costeiro tropical, entre a terra e o mar, localizado em terrenos baixos na foz dos rios e estuários, com solo inundado pelas variações das marés e tendo grande variação de salinidade.
Os manguezais apresentam vegetação composta por espécies do tipo halófila, denominadas de mangue, com zonação horizontal. Nos locais junto à água e solos pouco compactos encontra-se principalmente o mangue-vermelho, Rhizophorae mangle, caracterizado por apresentar raízes-escora. Em seguida, observa-se a Avicenia schaueriana, conhecida como siriúba, que possui pneumatóforos, raízes aéreas que auxiliam na respiração da planta. Na região alcançada pelas marés altas de sizígia, inundada por curtos períodos de tempo, ocorre a Laguncularia racemosa, denominada popularmente de mangue-branco ou tinteira.
Os manguezais na ilha de São Luís apresentam-se distribuídos em uma área de 18.895 hectares em media, sobre a costa como franjas, atrás das praias, cordões litorâneos e dunas arenosas, ou margeando rios e igarapés, área densa já bastante reduzida em virtude da crescente urbanização da capital