dilatação dos gases e Liquidos
Dilatação dos líquidos
Assim como os sólidos, os líquidos também sofrem dilatação ao serem aquecidos. Para sabermos qual a dilatação sofrida pelos líquidos usamos as mesmas regras que as dos sólidos. Quando aquecemos um recipiente com líquido ambos irão dilatar, evidentemente a dilação do recipiente será aparente, enquanto a do líquido irá ser maior.
OBS:
Os líquidos não apresentam forma própria, eles adquirem a forma do recipiente.
Y(coeficiente de dilatação volumétrica) pode ser calculado a partir do cálculo da dilatação do recipiente e da dilatação aparente do líquido.
Dilatação aparente: Para aquecer um líquido aquecemos também o recipiente onde ele está. Assim ambos se dilatarão, e a capacidade do frasco também aumentará assim a dilatação que iremos ver será a dilatação aparente. Desse modo, o coeficiente da dilatação aparente será a diferença entre o coeficiente de dilatação do liquido e o coeficiente de dilatação do recipiente.
Exemplos de dilatação líquida:
Fórmulas:
Exercícios resolvidos:
(1) Um copo graduado de capacidade 10dm³ é preenchido com álcool etílico, ambos inicialmente à mesma temperatura, e são aquecidos em 100ºC. Qual foi a dilatação real do álcool?
Resposta=
(2) Ao aquecermos um recipiente com água irá ocorrer dilatação em ambos. Em qual dos dói haverá maior dilatação?
R= Na água, pois nela ocorrerá a dilatação real, enquanto no recipiente haverá dilatação aparente.
(3) Um vendedor de gasolina recebe em seu tanque 2000L de gasolina à temperatura de 3º graus Celsius. Se sabendo que posteriormente ele vendeu toda a gasolina quando a temperatura era de 20 graus Celsius e que o coeficiente de é igual a 1,1.10 elevado a 3 graus Celsius elevado a menos 1, qual o prejuízo que sofreu o vendedor?
R= Como a temperatura final é menor q a inicial, a variação fica negativa, temos então: