Forças Intermoleculares: Gases, Líquidos e Sólidos.
Forças Intermoleculares: Gases, Líquidos e Sólidos.
Exercício 1.1
a) Explique por que a maioria dos líquidos diminui de volume ao se congelar.
R: Porque no estado sólido, as partículas estão muito próximas e as forças de coesão entre as partículas são suficientemente intensas para que elas não possam mais se movimentar, ocupando posições definidas no sólido cristalino.
b) Porque quando uma substancia está no estado sólido, as suas partículas estão bastante agrupadas, uma próxima a outra. e o estado liquido é a fase onde elas estão agrupadas, mas não tão próximas quanto no estado sólido. entao quando vc muda uma do estado sólido pro líquido é preciso de certa energia, mas não tão grande quanto na vaporização, porque em substancias gasosas as partículas estão bem afastadas. então pegando algo que está mais ou menos agregado pra separar totalmente, como do liquido pro gasoso, vc precisa de uma energia maior e isso faz com que, consequentemente, seja maior o valor do calor pra que isso ocorra.
Exercício 1.2
Considere as seguintes moléculas: BCl3, CS2, BeH2 E CBr4. Todas tem momento dipolar igual a zero. Usando apenas argumentos referentes a polaridade dessas espécies, proponha estruturas geométricas para essas moléculas.
Exercício 1.3
A variação de entalpia para o processo
Mn+(g) + XH2O(l)→[M(H2O)x]n+(aq) é denominada entalpia de hidratação. Explique a tendência observada nas variações de entalpia de hidratação de íons Cs+, Na+ e Mg2+, iguais respectivamente, a-255,-397 e -1908 Kj mol-1.
R: A variação de entalpia de hidratação para um íon metálico é definida como a variação de entalpia para o processo em que o íon gasoso, associando-se a um número x de moléculas de água líquida, origina uma solução aquosa desse íon, como representado na equação. Considerando-se a natureza e as características das interações intermoleculares que se formam na solução, pode-se afirmar que a alternativa na