PLANO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Introdução
A internet é acessada por milhões de pessoas diariamente, para realizar pesquisas, para estudar, jogar, comprar, fazer download, conhecer pessoas e outras atividades.
Apesar dos benefícios fornecidos, ela nos traz também bastantes riscos, riscos crescentes. Não é novidade que os criminosos virtuais estão tirando proveito da Internet e das pessoas que a utilizam. Além de instalar um software de segurança robusto de uma empresa confiável para defender o seu computador contra hackers, ladrões de identidade, e-mails de fraudadores, você precisa seguir algumas regras básicas de segurança na Internet e usar o bom e velho senso comum.
Por isso é indispensável um plano de segurança para proteger suas informações.
É preciso compreender que os cuidados a serem domados não é só nos computador em casa, existem computadores disponíveis em quase todos os locais e com a tecnologia portátil que existe hoje em dia a necessidade de saber como se proteger.
Plano de segurança
Ter um software de segurança confiável é o ideal para acesso a internet sem riscos em qualquer aparelho, mas apenas o software não é suficiente pois mesmo com ele ainda corremos riscos como algum tipo de vírus que ainda não foi identificado.
Não existe segurança na internet, sempre estaremos na mão de pessoas com más intenções e por, embora não pareça, até empresas ditas "idôneas" utilizam "recursos" como cookies, cuja intenção, algumas vezes, não é muito boa.
Alguns softwares gratuitos em troca dessa gratuidade nos espiam, usam nossa máquina para spam /ou propagandas, repassam (quando não vendem inclusive) informações nossas a extranhos. O pior é que este procedimento é usado inclusive por alguns pagos.
O modo de evitar isso é ter sempre o sistema operacional atualizado (com os Service Packs instalados) ajudam na proteção contra os virus.
Não fique preso somente em um, instale outro gratuito que não entre em