Gases nobres
Os gases nobres são os elementos da família 8A
E se denominam de gases nobres devida a baixa reatividade e pequena abundancia destes elementos...
DESENVOLVIMENTO
A primeira evidência de que os Gases Nobres existiam foi através de análise espectrográfica da luz solar. A partir dai foi descoberta a presença de gás hélio no sol. Os Gases Nobres apresentam baixos pontos de fusão e ebulição, já que possuem forças de atração interatômicas muito fracas. Por conta disso, mesmo os que apresentam átomos mais pesados, em condições normais, são gasosos. Também não formam facilmente compostos químicos porque todos os gases possuem orbitais dos níveis de energia exteriores completos com elétrons.
Os átomos dos gases nobres têm camadas de valência completamente preenchidas; o hélio tem uma configuração eletrônica 1s2, e cada um dos outros gases nobres tem uma configuração eletrônica mais externa s2p6 (octeto). Os gases nobres existem como moléculas monoatômicas; estes apresentam pontos de ebulição ( o hélio tem o mais baixo ponto de ebulição, entre todas as substâncias) e calores de vaporização baixos; mostra ainda que tanto os pontos de ebulição como os calores de vaporização aumentam regularmente à medida que aumentam os seus números atômicos. Essas propriedades, bem como o caráter monoatômico das moléculas, podem ser explicadas à base da existência, unicamente, de forças de Van der
Waals fracas entre os átomos dos gases nobres.
O aumento regular do ponto de ebulição, do calor de vaporização e da solubilidade em água quando se desce, na família, desde o hélio até o xenônio, pode ser relacionado com o aumento das dimensões das suas moléculas (átomos).
De fato, quanto maior é a nuvem eletrônica mais polarizável se torna uma molécula, donde se tornam mais fortes as atrações de van der Waals entre essas moléculas, entre si e com outras ─ por exemplo, com moléculas polares.
Definição de todos os Gases Nobres:
O Neônio é um elemento químico de símbolo Ne, número