Gaseificação
Centro de ciências Biológicas e da Natureza
Curso: Engenharia Florestal
Energia por Gaseificação
Lilian Nunes Rio Branco, Acre – 22 de Abril de 2013
ENERGIA POR GASEIFICAÇÃO
INTRODUÇÃO
Embora o Petróleo ainda seja o sangue da economia atual, isso poderá se reverter em um intervalo de tempo menor que o esperado.
Estudiosos de diversos países estão empenhados em desenvolver novas tecnologias que visam substituir uma parcela razoável de combustíveis fósseis por combustíveis alternativos, seguindo uma nova ordem mundial que busca repensar as formas de obtenção e geração de energia elétrica preservando o meio ambiente.
Nas últimas décadas, os custos de instalação e manutenção dessas tecnologias (solar, eólica, biomassa dentre outras) vêm declinando significativamente.
A produção de energia através da gaseificação da biomassa pode parecer uma tecnologia recente mas na realidade ela já tem mais de 100 anos de existência. Ela foi esquecida por um longo tempo pelo baixo preço dos combustíveis fósseis. Mas após as crises seu estudo foi retomado e vem sendo visto como uma boa opção para substituição aos combustíveis fósseis pela baixa emissão de poluentes.
No caso das tecnologias de aproveitamento da biomassa, quer seja de resíduos de madeira, agrícola ou urbano e industrial, o Brasil já possui um competente parque industrial para fornecimento de equipamentos e sistemas de geração elétrica.
Paralelamente, tecnologias novas como gaseificação de biomassa, estão sendo aprimoradas para diferentes combustíveis. O Brasil esta inserido neste processo de desenvolvimento internacional, estando bastante avançado no processo de gaseificação