Gas natural
INTRODUÇÃO
O gás natural é um combustível fóssil formado quando camadas de animais e vegetais soterrados ficam expostos a intenso calor e pressão ao longo de milhares de anos. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, processo de produção, condicionamento, processamento, e transporte. O gás natural é um combustível fóssil e uma fonte de energia não-renovavel.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
O gás natural se encontra em formações rochosas subterrâneas ou em reservatórios de hidrocarbonetos em camadas de carvão através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas.
INTRODUÇÃO
Classificações do Gás Natural
OBJETIVO
Ser um combustível de pouco impacto ambiental e de fácil comercialização.
Trata-se de uma importante fonte de energia para prover eletricidade e calor, além de ser utilizado como combustível em automóveis e como matéria-prima na indústria química.
OBJETIVO
O gás natural é insumo básico da indústria gasoquímica, responsável pela produção de grande quantidade de compostos como o metanol e a ureia.
Em alguns processos fabris ele serve como fonte primária para fornecer o calor de seus processos, tais como: têxtil, farmacêutica, artefatos de borracha e plásticos. Além disso, ele pode ser utilizado bastante por consumidores intensivos de energia, que necessitam de eletricidade e/ou vapor em larga escala: siderúrgicas, indústrias de papel, bebidas, sal, químicas e de cimento.
OBJETIVO
Outra aplicação importante do gás natural é como matéria prima no sector químico, petroquímico e nos fertilizantes. A partir dele podem sintetizar-se outros compostos que são transformados em produtos que consumimos – plásticos, medicamentos, fertilizantes…
ASPECTOS
Definição
Pela lei número 9.478/97 (Lei do Petróleo), o gás natural "é a porção do petróleo que existe na fase