Gas carbonico
Gás Carbônico ou Dióxido de Carbono é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono (CO2).
É um gás de grande importância para o reino vegetal, pois é essencial na realização da fotossíntese. As plantas retiram o gás carbônico do ar e libera o gás oxigênio de volta na atmosfera. Enquanto os animais e seres humanos respiram o gás oxigênio e expiram o gás carbônico. Com indústrias, automóveis, desmatamentos, queima de combustíveis fósseis e todas essas novas tecnologias poluentes ao meio ambiente, está causando uma camada de ar poluente que impede que raios solares voltem ao espaço, e acaba aprisionando esses raios solares na Terra, causando assim mudanças no clima do planeta.
O carbono é um elemento básico na composição dos organismos, tornando-o indispensável para a vida no planeta. Este elemento é estocado na atmosfera, nos oceanos, solos, rochas sedimentares e está presente nos combustíveis fósseis. Contudo, o carbono não fica fixo em nenhum desses estoques. Existe uma série de interações por meio das quais ocorre a transferência de carbono de um estoque para outro.
Este gás é usado comercialmente em algumas bebidas (carbonatadas) e também em extintores de incêndio. Se inalado, em grande quantidade, pode provocar irritações nas vias aéreas, vômitos, náuseas e até mesmo morte por asfixia (o que ocorre geralmente nos incêndios). O Brasil está hoje entre os cinco maiores emissor do mundo de gás carbônico e metano na atmosfera. De acordo com o pesquisador, a maneira mais correta de se medir as emissões é per capita. “Divide-se a emissão total do país pelo número de habitantes e compara com outros países. Quando a gente faz essa comparação, com relação ao gás carbônico as emissões brasileiras diminuem muito. Aí nós ficamos no bloco das emissões per capita típicas de países em desenvolvimento”. Para contribuir para o esforço mundial, o Brasil está procurando reduzir as taxas de desmatamento. Se não fossem os