Mito e dasafio
Medir é verificar a extensão, quantidade, volumes e outros atributos dos objetos e fenômenos, expressa em escalas ou graus numéricos (nem todos os fenômenos podem ser medidos). Arbitrariedade na atribuição de graus e conceitos acontece por métodos impressionistas e por comparação.
A medida; uso de notas, reforça um mecanismo de competição e seleção na escola. A medida em educação deve resguardar o significado de um indicador de acertos e erros para ser útil.
Interrogar sobre o significado dos erros para repensar uma didática científica, desvincular a interpretação dos testes, dos resultados numéricos obtidos.
A ação avaliativa de acompanhamento e reflexão necessita de consistência metodológica. A elaboração de TESTES válidos é uma tarefa complexa que exige domínio da tecnologia de testes e da área de conhecimento em questão.
Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/2210489-avalia%C3%A7%C3%A3o-mito-desafio/#ixzz1qSO2lTrK
• RESUMO DO LIVRO : AVALIAÇÃO , MITO E DESAFIO AUTORA: JUSSARA HOFFMAN Avaliação e construção do conhecimento. Avaliação se detém “no não se deve ser”, ao invés do “ser melhor “, a serviço do autoritarismo e do direito de cátedra do professor, prática avaliativa improvisada e arbitrária ,que reproduz e revela fortemente sua vivência como estudante e educador ; princípios e metodologias de uma prática avaliativa estática, frenadora de caráter classificativo e sentencivo . Dar notas , fazer prova = avaliar, registro de notas = avaliação dictomia entre educação e avaliação que se tomam dois momentos distintos e não relacionados. Luta de educadores e políticos , denúncia da função seletiva e discriminatória das notas e conceitos