Garrafas pet
O impacto da garrafa pet ao meio ambiente inicia desde a extração do petróleo, que serve de matéria prima para produção das mesmas, posteriormente a fabricação lavagem e encaminhamento para distribuição. A garrafa PET também gera impactos causados pelo processo da reciclagem. Se considerarmos que as taxas atuais de reciclagem do PET estão por volta de 50% (ABIPET 2008), veremos que uma garrafa PET gera aproximadamente 8 vezes o seu próprio peso em resíduos.
2) IMPACTOS INDIRETOS
São causados pelo transporte das mesmas pelo transporte das mesmas , que gera emissão de CO2 , principal responsável pelo agravamento do efeito estufa.
3) IMPACTOS DO PÓS-CONSUMO
São gerados pelas garrafas destinadas aos aterros sanitários e diretamente na natureza, entretanto durante sua decomposição, que leva uma média de 100 anos, a garrafa PET libera seus compostos, contaminando lençóis freáticos e o ambiente.
BIBLIOGRAFIA : água na jarra. ( Disponível em: http://www.aguanajarra.com.br/nossa-causa/?id=12) Impacto das embalagens PET
Se você nunca parou para pensar sobre os impactos gerados pelo consumo de água engarrafada, veja aqui por que adotar o hábito de tomar a água sem garrafa é tão importante. Existem impactos diretos, causados pelo ciclo produtivo da embalagem PET, impactos indiretos causados pelo transporte da água engarrafada até o local de consumo e os impactos do pós-consumo, pelo descarte da embalagem (lixo). Atualmente o custo destes impactos causados ao meio ambiente não está embutido no preço que é cobrado pela garrafa de água - são as chamadas externalidades(1). Extração do petróleo para fabricação das garrafas, emissões atmosféricas no transporte, geração de lixo... Quem paga esta conta?
1) IMPACTOS DIRETOS
Os impactos diretos da embalagem englobam todo o ciclo de vida da produção da garrafa, até o envase da água. No caso da embalagem PET este ciclo se inicia com a extração do petróleo, a fabricação da preforma, produção