Garimpo Brasil
Um texto é uma totalidade, é um conjunto de palavras e frases articuladas que passam a ideia do seu autor. Este deve apresentar coerência, ou seja, uma relação lógica entre as ideias, estabelecendo um sentido, assim como acontece no texto Garimpo Brasil , do agroquímico e ambientalista Sebastião Pinheiro, para o editorial da Revista Proteção, nº11, p.07.
Neste editorial sem ilustração, composto por duas colunas, três parágrafos e com uma estrutura bem organizada, no qual o público alvo são os trabalhadores, Sebastião Pinheiro, através de um texto opinativo argumentativo, nos leva a refletir sobre o processo que sofremos e as consequências da colonização no Brasil. O título Garimpo Brasil nos passa a ideia do Brasil como um imenso garimpo, uma nação explorada. Nossas riquezas naturais foram garimpadas, assim como o trabalho escravo. Este texto escrito por volta de 1999 cabe muito bem nos dias de hoje, pois a situação não é muito diferente O desrespeito ao meio ambiente e ao próprio ser humano ainda é muito forte.
Redução do Texto
A exploração das riquezas naturais, e do próprio ser humano, teve inicio com a chegada dos portugueses em 1500, como relata Sebastião Pinheiro no texto Garimpo Brasil. A exploração iniciada pelos portugueses ficou metabolizada em nossa sociedade e é muito forte ainda nos dias de hoje, onde o desrespeito ao local e ao ser humano é traço mais cruel do garimpeiro. Apenas a união dos ecologistas e dos militantes da segurança e da saúde no trabalho, poderá fazer com que a luta pela qualidade de vida se fortifique e traga novas maneiras de defesa contra esse histórico do garimpo.