Gargalo de Grãos
A super safra de grãos está aliada a vários fatores que veremos a seguir:
a) O plantio foi feito em data correta;
b) As chuvas vieram em data correta e em quantidade necessária para as sementes germinarem, sem apodrecer;
c) Sendo desta forma, a colheita pode iniciar-se em data programada.
Sendo assim, os produtores colheram uma safra superior ao esperado em relação há anos anteriores, sendo chamado de Super-Safra.
Com a produção passando do esperado, veio a acarretar diversos problemas para sua escoação, desde transporte, armazenagem, e até mesmo sua exportação, que para que estes fatores possam dar certo seriam necessários inúmeros fatores.
Os produtores caíram sem quere em um verdadeiro gargalo. Os produtores não teriam ciclos suficientes para a estocagem, sendo colocados em galpões e cobertos.
Todo este problema da perda de grãos está relacionado diretamente às más condições das estradas que saem das beneficiadoras, estendendo-se as demais estradas brasileiras.
O escoamento da supersafra de grãos do país já causa problemas de congestionamento no Porto de Santos. Filas de caminhões ocupam grande parte das vias no entorno do terminal. Isso porque, tudo acaba se transformando num gargalo, muitos caminhões para pouco maquinário, guindastes e navios.
De acordo com a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, os congestionamentos na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, principal via de ligação