logistica grãos
Região pesquisada: Minas Gerais
PLANTIO
Com o inicio do plantio da soja no dia 13 de setembro de 2013 o maior produtor de soja do Brasil encerra seu prantio da safra 2013/2014 e tendo desenvolvimento considerado muito bom ja que a estiagem, do mês de novembro do ano passado que atingiu algumas regioes de minas não ocorreu este ano, por outro lado os agricultores tem grande preoculpação com os ataques da helicoverpa (nome cientifico: helicoverpa spp) uma especie de lagarta que se estima que anualmente cause uma perda aos produtores de cinco bilhoes de dolares.
COLHEITA
Com o excesso de chuva os ritmos da colheita de soja em minas gerais são prejudicados e agricultores optam por colherem até de madrugada tentando assim reculperar o tempo perdido que até esse mês de março a area colhida de soja era de 71% da área plantada por outro lado mesmo com os atrazos causado pelo excesso de chuva a colheita da safra 2013/2014 estão adiantado em relação a igual periodo da ultima safra.
Segundo Rodolfo Neumann (analista da AgRural, consultoria especializada em agronegócio ) este adiantamento deve-se ao estresse hidrico
"A falta de água aliada às temperaturas elevadas registradas durante o período de formação dos grãos fez com que a soja antecipasse o crescimento e a produção do grão. Com isso, houve um amadurecimento antecipado que permitiu a colheita. Além disso, boa parte dos produtores mineiros investiu no plantio da soja precoce, visando à implantação do milho na segunda safra. Estes fatores fizeram com que o índice de colheita na safra atual ficasse maior"
Por outro lado em relação a produção , as mesma condições climatica citadas a cima prejudicaram a prudutividade desta safra. Segundo Naumann:
"O produtor que investiu na qualidade precoce conseguiu minimizar os prejuízos e a produtividade média foi pouco impactada, encerrando o período com rendimento médio de 50 sacas de 60 quilos por hectare. Em compensação, quem