Ganhar A Vida A Revis O
Dusan Velickovic
“Ganhar a vida” é um filme português, feito pelo realizador Jõao Canijo. Feito em 2001, é um filme sobre a vida da mulher portuguesa que mora em Paris, depois da morte do filho dela.
Cidália Ribeiro mora em Paris, num bairro português da cidade, com o seu marido Adelino, e os seus filhos Álvaro e Mário. Numa noite de tristeza, Álvaro foi baleado pela polícia francesa e morreu na rua. Cidália foi invitada pela polícia para identificar o corpo, e ela com dignidade e silêncio aceita o facto que Alvaro está morto. Na casa da família Ribeiro, os amigos e a comunidade portuguesa estão ajudando Cidália continuar a vida, mas parece que Cidália não aceita a morte do Alvaro. Ela não deixa Mário brincar e diz-lhe entrar na casa e ver a televisão.
Apesar da morte e aconselhos das colegas dela, Cidália continua a trabalhar como a faxineira.
Ela pensa em fazer uma petição contra polícia francesa, e pede a ajuda da comunidade portuguesa; mas ninguém a assina. Com a ajuda das amigas dela, Cidália organiza um protesto, para acelerar a investigação da polícia; ela sabe que os estrangeiros não são a prioridade da polícia. Tocando o tambor e cantando as canções portuguesas, a multidão vai a polícia, fazendo uma pertubação do sossego. Cidália toca o tambor lentamente, no ritmo que parece com a batida de coração; ela quer mostar aos policiais que a morte do filho dela quebrou seu coração, mas não a sua dignidade e determinação. A televisão francesa chega e grava tudo; a comunidade portuguesa não gosta disso, e não quer nenhum problema com as autoridades francesas; paradoxalmente, as mulheres são mais corajosas e têm mais dignidade do que os homens.
No trabalho, Cidália briga com uma colega dela, por causa de rato que Cidália encontrou no chão; mas, as colegas dela não querem trabalhar mais com ela, e ela fica supreendida com a apatia e letargia da sua comunidade; parece que ela é única pessoa que realiza o poder da unidade e força escondida