filosofia e etica
1. Ética: quando passamos a viver a meios de muitas regras, pessoa e sociedade. Tem-se visto que na sociedade moderna, um pensamento, modo de agir e viver fora dos princípios ético.
Crise da Ética é concordar como se fosse natural a nova situação que vivemos, como se não existissem princípios,normas e atos humanos tanto público quanto privado. A falta de aceitação dos valores da ética como apoio da realização pessoal e social do ser humano, conforme a sua dignidade e o sentido de sua vida.
Crise ética e crise da Ética como continuação a vida moderna, visando à família, Às escolas, os costumes, à mídia, às conquistas tecnológicas e principalmente as atividades políticas.
O que mais se fala atualmente nos noticiários são a falta de ética dos parlamentares condenados pelo “mensalão”, devemos diferencial o bem e o mal.
2. Moral: é um conjunto de valores e regras de ação propostas aos indivíduos e aos grupos por intermédio de aparelhos prescritivos diversos. Para vivermos, temos que tem uma norma, seja ela escrita ou não que vale às atitudes e normas, um comportamento real dos indivíduos.
Nos tempos antigos a ética era a virtude, cujo fim é a felicidade.
Na idade média, os seres humanos encaravam um código de regras como se fosse estabelecido por um ser superior, para os cristãos, fazer o mal era é descumprir qualquer mandamento divino que foi revelado por Deus. Na modernidade a ética estabelecida por nós, seres humanos, a soma de indivíduos que diz respeito a valores, sentimentos, intenções e ao desejo de felicidade.
3. Devemos entender a diferenciação entre a Ética da convicção que é entendida como às ações morais individuais, praticadas independente dos resultados a serem alcançados e a ética da responsabilidade é a moral de grupo, das decisões tomadas per um governante para o bem estar geral, ainda que pareçam erradas aos olhos da moral individual.
Nos últimos dias fala-se muito sobre a prisão dos envolvidos no escândalo de corrupção no