Circuito Combinacional, Mapa de Karnaugh e Postulados de Boole
E Mapa de Karnough
Maceió, AL
Outubro de 2013
Ferramentas para simplificação de circuitos lógicos combinacionais e mapa de Karnough
Trabalho apresentado ao Professor Paulo Cunha da disciplina Eletrônica Digital, da turma 413-A, turno matutino do curso de Eletrotécnica.
Maceió, AL
IFAL – Campus Maceió
CIRCUITO COMBINACIONAL
Um circuito combinacional é todo circuito cuja saída depende única e exclusivamente das várias combinações das variáveis de entrada. Por meio do estudo desses circuitos, podemos entender o funcionamento de circuitos somadores, somadores completos, subtratores, codificadores, decodificadores, circuitos que executam prioridades, dentre outros circuitos utilizados na construção de computadores ou sistemas digitais. Para usar um circuito combinacional para solucionar um problema para o qual uma determinada saída é esperada em função das variáveis de entrada.
Para construir um circuito, como já visto, é necessário conhecer sua expressão característica. Uma forma de obter a expressão de um problema consiste em construir a tabela verdade para cada situação do problema para, em seguida, obter a expressão.
Esquematicamente,
Situação → Tabela Verdade → Expressão → Circuito
MAPA DE KARNAUGH
O mapa de Veitch-Karnaugh, ou simplesmente mapa de Karnaugh, é uma tabela montada de forma a facilitar o processo de minimização das expressões lógicas. Os mapas de Karnaugh permitem a simplificação de expressões com duas, três, quatro, cinco ou mais variáveis. Ele é formado por 2n células (n é o número de variáveis de entrada).
Mapa de Karnaugh para 1 Variável
Considere a tabela-verdade, já vista, de uma função NOT,
A
f(A) = A'
0
1
1
0
Para se fazer um Mapa de Karnaugh a partir desta tabela-verdade, realiza-se a construção ilustrada na figura abaixo,