Gana - Situação Geográfica, Organização Social e Estado
Antes de tudo é de realçar que, o Gana (oficialmente República do Gana) é um país da África ocidental, limitado a norte pelo Burkina Faso, a leste pelo Togo, a sul pelo Golfo da Guiné e a oeste pela Costa do Marfim. A capital e maior cidade de Gana é Acra. A palavra Gana significa "rei guerreiro" e é derivado do antigo Império Gana.
O comércio com os países europeus começaram após o contacto com o Império Português nos século XV e XVII, e os ingleses estabeleceram a Costa do Ouro como colónia em 1874 sobre as peças, mas não todo o país.
Mas neste trabalho iremos abordar de concreto a sua situação geográfica, organização social e o seu estado.
REPÚBLICA DO GANA
Etimologia
A palavra Gana significa Guerreiro Rei (em inglês: "Warrior King") e foi o título concedido aos reis do Oeste Africano medieval império de Gana.
Geograficamente, o Império de Gana era de aproximadamente 500 milhas (800 km) ao norte e oeste do actual Gana, e governou territórios na área do Rio Senegal e leste em direcção ao Rio Níger, no moderno Senegal, Mauritânia e Mali. Gana foi adoptada como o nome legal para a Costa do Ouro combinado com a Togolândia britânica após a conquista da autonomia em 6 de Março de 1957.
História
Há evidências arqueológicas mostrando que os seres humanos viveram na actual Gana desde a Idade do Bronze. No entanto, até o século XI, a maioria da área moderna de Gana foi em grande parte desocupado. Embora a área da actual Gana vem experimentando muitos movimentos populacionais, os principais grupos étnicos em Gana hoje foram firmemente estabelecidas por volta do século XVI. No início do século XI, o Akan foram firmemente estabelecidos em um estado chamado Bonoman, para o qual a Região de Brong-Ahafo fora firmado. Os estados Ga e Dagomba foram estabelecidas no século XVI.
A história do Gana previamente ao último quarto do século XV deriva basicamente da tradição oral, que refere às migrações dos reinos antigos de Sahel — actualmente a