Reino Songai
Ao longo da evolução a cerca de oito séculos, os Songai estabelecidos nas margens do rio Níger, construíram um poderoso Estado e unificaram grande parte do Sudão.
Permitindo assim o desabrochar de importantes civilizações que nos deixa um legado histórico e vivo até tempos atuais.
No início do século X, o rei Dya Kossoi abraça a fé islâmica e conquista a cidade de Gao (no atual Mali), transformandoa na capital de um reino "cujos moradores professam a religião muçulmana, enquanto os povos que a rodeiam vivem na idolatria.(Visão do historiador árabe Ibn Hawqal).
Observação Geográfica
O reino de Gao do século XII ao advento de Sunni 'Ali Der em 1464. As tradições orais dão apenas um quadro imperfeito da realidade desses tempos antigos. O reino de Gao no século XII, e sua posição geográfica às margens do Níger, na zona fronteiriça entre o Sudão e o Sahel, Gao tornou-se, no século XII a capital do jovem Estado songhai. O comércio do sal de Tawtek a passagem por Tadmekka de mercadorias provenientes da Líbia, do Egito, da Ifrikya, as caravanas do Tuat e de lugares mais distantes do Magreb ocidental
...
...
Contudo podemos observar a existência das duas cidades,
Gao e Kükya no século XII.O reino que se estendia sobre as duas margens do Níger, de Dendi a Gao. Gao tornou-se, então, grande centro comercial e uma das cidades mais belas do Sudão, Gao era, na realidade, um tributário que aproveitou as dificuldades do Mali para se emancipar. Em todo caso, no final do século XIV marcou-se o término da dominação manden sobre o Gao. Uma nova dinastia a dos Sunni - fundada por 'Ali Kolon no século XIII, tornou-se independente e expulsou os Manden.
Sistemas de governo
As províncias conquistadas, governadas por chefes nomeados e hierarquizados, exerciam o poder soberano exceto a justiça, confiada aos cádis. O Império do Mali havia instituído farin (governadores) na curva do Níger, e
Sunni 'Ali e os askiya deram continuidade à função e ao título. O koy (chefe) era