Galvanização a Fogo
Galvanização e Metalúrgica Minas Gerais Ltda.
Douglas Ferreira Dias
Rodolfo Lodi Buss
• FOCO / OBJETIVO:
Montar um empreendimento no seguimento de metalurgia e galvanoplastia, com o intuito de atender a crescente demanda do mercado:
1º Etapa de Implantação:
Galvanização a Fogo
2º Etapa de Implantação:
Metalúrgica
• O QUE É GALVANIZAÇÃO A FOGO?
A história da galvanização a fogo tem início no ano de 1741, quando um químico francês chamado
Melouin descobriu que o zinco era capaz de proteger o aço da corrosão. Entretanto, o método não foi muito utilizado até que outro químico francês,
Sorel, que denominou o método de “galvanização”.
A galvanização a fogo compreende a imersão de estruturas metálicas em um banho de zinco fundido, após limpeza cuidadosa e preparação adequada das mesmas. O rápido ataque da superfície da estrutura pelo zinco fundido produz uma camada composta por diferentes ligas zinco/ferro , que desenvolvem uma ligação muito forte com sua superfície. Esta união é chamada interação metalúrgica. Após a remoção da estrutura do banho de zinco fundido, uma camada de zinco puro passa a recobrir sua superfície, produzindo uma coloração brilhante, acinzentada ou prateada, bastante característica.
A simplicidade do processo e os baixos custos ao longo do tempo, a galvanização a fogo é uma vantagem sobre outros métodos de proteção contra corrosão. • POR QUE GALVANIZAR?
Além do menor custo inicial e a longo prazo, a zincagem por imersão à quente apresenta vantagens em relação a pintura que normalmente não são custeadas quando se dimensiona a proteção de uma estrutura metálica:
Aderência e Resistência à abrasão;
Durabilidade superior à da película formada pela tinta;
Uniformidade e garantia de recobrimento, pois é imersa totalmente no banho de zinco fundido, assegurando a formação da camada em todos os pontos de sua superfície;
Acabamento uniforme, não havendo restrições para qualquer outro tipo de