Tratamentos Superficial
Superficial
Galvanoplastia
Processo eletrolítico que consiste em revestir superfícies de peças metálicas com outros metais, mais nobres. Esse processo tem por objetivo proteger uma peça de metal da corrosão, bem como conferir melhor acabamento estético ou decorativo à mesma. De acordo com o
Dicionário Rosseti de Química, podemos definir galvanoplastia como a tecnologia responsável pela transferência de íons metálicos de uma dada superfície sólida ou meio líquido denominado eletrólito, para outra superfície, seja ela metálica ou não. Este processo usa a corrente elétrica, sendo chamado de “eletrólise”.
Tipos de Galvanização
• Existem diferentes tipos de galvanização, como:
• a fogo,
• a frio e
• a eletrolítica.
Galvanização a fogo
• O processo de galvanização a fogo consiste em limpeza de peças de aço ou ferro fundido com posterior imersão no zinco líquido, esse processo de limpeza é um meio versátil e econômico de proteger estruturas, peças e equipamentos contra a corrosão. Esse processo consiste em 7 fases (banhos) importantes para a limpeza e imersão de peças. Galvanização a fogo
Primeiro Banho: Desengraxante - O processo inicia com o material a ser galvanizado sendo fixado em uma grua aérea, que percorre todo o comprimento da fábrica destinado ao processo. Após isso, o material preso à grua começa o processo sendo mergulhado em uma cuba repleta de soda cáustica.
Isso gera vapor que é coletado pelos ventiladores para tratamento nas torres de lavagem de gases.
Segundo Banho: Lavagem - O segundo banho é feito com água quente para retirada do ácido e limpeza em geral, não gerando resíduos.
Terceiro Banho: Decapagem - Ácido muriático é o reagente do terceiro banho. Devido à saturação do ácido, o líquido é encaminhado à estação de tratamento via bombeamento.
Quarto Banho: Lavagem - Consiste na lavagem do material com água, para limpeza em geral. A água é enviada para tratamento através de bombas.
Quinto Banho: Fluxagem - Na fluxagem são utilizados