GALATAS
Paulo, provavelmente, escreveu esta carta aos Gálatas em Antioquia da Síria, cerca de 49 d.C.
AUTORIA
Autor: Apostolo São Paulo.
Tema: Salvação pela Graça.
Escrito: em 49 ou 52 d.C., aproximadamente.
FINALIDADE
As igrejas da Galácia, implantadas por Paulo e Barnabé, estavam em crise. Alguns Judeus legalistas estavam distorcendo o evangelho ensinando que “a Fé em Cristo não é suficiente” e que “os gentios precisam ser circuncidadas segundo a lei”.
SINTESE DA EPISTOLA AOS GALATAS
Os Gálatas eram conhecidos por suas impetuosidades, inconstância e amor as coisas novas e que despertavam a curiosidade.
Paulo visitou a Galácia em sua primeira viagem missionaria ( At 13:51; 14:8-20 ; Icônio, Listra e Derb estavam situadas na parte sul da Galácia).
E na terceira ( At 18:23 ), embora não haja documentos que registrem seu labor do estabelecimento dessas igrejas, O Espirito Santos proibiu o Apostolo de pregar ali em sua segunda viagem missionaria ( At 16: 6 ).
Quando Paulo escreveu as igrejas da Galácia estavam enfrentando uma dupla ameaça relacionada a pureza de doutrina e pureza de conduta.
De maneira avassaladora, Paulo derruba todos os argumentos em favor da mescla da lei com a fé, destacando que Abraão foi justificado somente pela fé 430 anos antes que a lei de Moises fosse dada.
Motivo da Epistola : Os Gálatas haviam se afastado do verdadeiro evangelho, ( Gl 1 : 6-9 ). Paulo defende o evangelho ( GL 1.7 ), há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
Paulo explica o evangelho ( GL 3.10 ) ( A LEI ). Todos quantos, pois, são das obras da Lei estão debaixo de maldição. Paulo aplica o evangelho ( GL 5.1 ) . Para a liberdade foi que Cristo nos libertou permanecei, pois, firmes e não vos submetais de novo, a jugo de escravidão.