Galatas
IEETPE
ALUNO: WALDEK SEIXAS BEZERRA
PROFESSOR: ROSEMILSON OLIVEIRA
MATÉRIA: EPÍSTOLAS PAULINAS I
NÚCLEO: BARRA DE JANGADA
Índice CAPA
1
ÍNDICE
2
INTRODUÇÃO
3
1:1 - 2:10 - NÃO SIGAM OUTRO EVANGELHO
4 a 5
2:11 - 3:5 - A JUSTIFICAÇÃO VEM PELA FÉ
5 a 6
3:6-29 ATÉ QUE VIESSE O CRISTO
6 a 7
4:1-31 NA PLENITUDE DO TEMPO
7 a 8
5:1-26 PERMANECEI FIRMES EM CRISTO
9 a 10
6:1-18 LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS
10 a 12
CONCLUSÃO
12
BIBIOGRAFIA
12
EPÍSTOLAS AOS GÁLATAS
Capítulos:
01, 02, 03, 04, 05, 06
INTRODUÇÃO:
AUTOR:
Gálatas 1:1 claramente identifica o apóstolo Paulo como o seu autor.
QUANDO FOI ESCRITO:
Dependendo de aonde exatamente o livro de Gálatas foi enviado e em qual viagem missionária Paulo iniciou as igrejas naquela área, o livro de Gálatas foi escrito em algum lugar entre 48 e 55 dC.
Quando o evangelho se espalhou pelo Império Romano e muitos não-judeus começaram a aceitar Jesus como Salvador, logo surgiram discussões sobre a necessidade de os não-judeus seguirem as leis dos judeus, especialmente a lei que mandava que todo homem fosse circuncidado (#At 15.1-33). Essa mesma discussão apareceu nas igrejas que o apóstolo Paulo havia fundado na província romana da Galácia, que ficava numa região que hoje faz parte da Turquia. Várias pessoas estavam dizendo àqueles cristãos que, para poderem ser aceitos por Deus, eles precisavam obedecer à Lei de Moisés.
A Carta aos Gálatas é a resposta que Paulo dá a essa falsa doutrina. Com argumentos fortes e palavras às vezes chocantes, Paulo denuncia esse outro evangelho que está sendo anunciado e procura trazer de volta para a fé verdadeira aqueles que estão se desviando do caminho certo. Ele fala da sua própria experiência cristã e defende a sua autoridade como apóstolo. Mostra também como, na reunião dos líderes cristãos em Jerusalém, ele tinha recebido a