galatas
O condicionamento clássico surgiu nos experimentos para ensinar cães a salivar em resposta ao ruído de uma sineta, conduzidos, na virada para século vinte, pelo fisilogista russo Ivan Pavlov.
Quando Pavlov apresentava ao animal um pedaço de carne, a produção de saliva aumentava consideravelmente. Quando a carne não era apresentada e apenas a sineta era tocada, não havia aumento de salivação. Depois de repetidas vezes ouvir a sineta antes de receber a carne, o cão passou a salivar logo após ouvris a sineta. Na verdade o cão havia aprendido a responder ao toque da sineta.
A carne era o estímilo não condicionado; quando ocorre é chamado de resposta não condicionada. A sineta era um estímulo artificial, embora a sineta fosse neutra, depois de associada à carne passou a produzir uma resposta quando apresentada sozinha. O último conceito básico é a resposta condicionada. Ela é o comportamento do cão, que reagia ao estímulo da sineta sozinha.
Condicionamento clássico pode ser usado para explicar por que as canções natalinas trazem boas lembranças da infância. Foram associadas ao clima festivo do natal e evocam memórias afetivas e sentimentos alegres.
O condicionamento clássico é passivo. Alguma coisa acontece e nós reagimos de uma determinada maneira. Essa reação é causada por em evento específico e identificável. São comportamentos reflexivos simples.
Mas a maioria dos comportamentos, especialmente os complexos é mais manifestada do que provocada. È uma atitude voluntária, mas que uma reação reflexiva.
O Condicionamento operante siginifica um comportamento voluntário ou aprendido, em contraste com o comportamento reflexivo ou não aprendido. Comportamento voluntário desejável conduz a uma recompensa ou evita uma punição.
Assume-se que o comportamento é determinado de fora para dentro, ou seja, aprendido. A recompensa é mais efetiva quando acontece imediatamento após o comportamento de sejado. Por outro lado, o comportamento que