cozinha Portuguesa
UMA BREVE HISTÓRIA DOS DOCES NO BRASIL - FOLHA DE BOA VISTA 24/09/2011
UMA BREVE HISTÓRIA DOS DOCES NO BRASIL
"O açúcar refinou o paladar brasileiro, dando-lhe densidade histórica por intermédio dos doces e bolos" Gilberto Freyre, escritor pernambucano.
Denise Rohnelt de Araujo confrariadosaborrr@hotmail.com Os primeiros doces chegaram ao Brasil com Pedro Alvares Cabral, em 1500 e foram ofertados como presentes, aos índios de Porto Seguro. Logo as senhoras portuguesas trariam suas receitas cheias de segredos, que pouco a pouco foram ensinando as cunhãs indígenas.
Os produtos da nova terra foram adaptados às receitas portuguesas. Como quase todas as senhoras eram analfabetas, muitas das receitas originais se perderam no tempo.
FOTOS GOOGLE Doces portugueses
Com o cultivo da cana-de-açúcar, a mão de obra escrava abundante, e a tradição doceira dos portugueses, nossos doces se enriqueceram ganhando sabores mais tropicais. Ainda foram incorporados o milho e a mandioca, que se transformaram em sobremesas e bolos obrigatórios nas cozinhas coloniais. As frutas da terra tornavam-se compotas e doces nobres.
Os primeiros doces genuinamente brasileiros foram o pé-de-moleque, a paçoca, a rapadura, a cocada, o quindim e os bolos de mandioca.
Pé de Moleque
Cocada branca, amarela e preta. Direto do Tabuleiro da Baiana
Quindins de Iaiá
No Nordeste os bolos homenageavam as famílias através de receitas especiais como o Souza Leão, Luís Felipe, Guararapes,etc. que existem até hoje.
Bolo de Rolo pernambucano
Bolo Souza Leão
Já no sul do País, na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul, a cultura doceira também foi herdada de Portugal através das riquezas trazidas junto com os imigrantes que vieram em meados do século XIX. Eles trouxeram em sua bagagem os