Galactossemia
A galactossemia é uma grave enfermidade congênita (que causa: catarata
Boletim CBES
A criança tem pressa”, diz o oftalmologista Leonardo Akaishi, especialista em catarata infantil no Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB). Ele explica que o cérebro do bebê precisa ser estimulado para formar os registros das imagens e isso acontece através da visão. Como a catarata se caracteriza pelo fato da lente natural do olho, o cristalino, tornar-se amarelado e opaco, a percepção dos objetos é prejudicada nessas situações e acarreta prejuízos irreversíveis na visão quando o tratamento não é feito no tempo adequado.
A catarata congênita é detectada, na maioria dos casos, com a aplicação do teste do olhinho nos primeiros dias de vida.
As crianças mais suscetíveis ao problema são os recém-nascidos de mães que tiveram alguma infecção na gestação, entre as quais as causadas por citomegalovírus, toxoplasmose e, especialmente, rubéola.
Entrevistas > visão Os olhos das crianças
Dra. Rosana Cunha é medica oftalmologista, especializada em Oftalmologia Pediátrica e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). reduzir / aumentar
Drauzio – Você disse que a criança pode nascer com catarata, um obstáculo que impede o desenvolvimento normal da visão. Experimentos realizados com gatos recém-nascidos que tiveram uma das pálpebras suturadas e assim permaneceram durante trinta dias mostraram, quando foi retirado o curativo, que eles tinham perdido totalmente a visão daquele olho.
Rosana Cunha – Estavam cegos. A sutura da pálpebra tinha impedido a integração do globo ocular com as vias ópticas e provocado atrofia de uma conexão do corpo geniculado lateral situado na porção inferior do tálamo, o que resultava em alterações permanentes nos centros visuais.
Drauzio – A criança que perde a visão de um olho por causa da catarata congênita nem sequer imagina que poderia enxergar de forma diferente...
Rosana Cunha –