Gafanhotos
O gafanhoto mede cerca de 5 centímetros e tem antenas curtas e grossas. Suas pernas traseiras longas e fortes o tornam um grande saltador. Sua coloração, do verde ao marrom, ajuda-o a camuflar-se nas plantas e no solo em redor. Ele produz sons esfregando as patas traseiras nas asas.
Apesar de serem parentes, o gafanhoto se alimenta de folhas e o louva-a-deus come insetos, por isso as pessoas gostam do louva-a-deus mas procuram eliminar o gafanhoto.
Os gafanhotos em geral levam uma vida sossegada e solitária em campos arborizados e pastos, ou até em jardins. Porém, às vezes, eles se reproduzem tão rapidamente que formam um grupo imenso. Esse ajuntamento provoca uma mudança de comportamento desses animais: eles formam o que é chamado de “nuvem de gafanhotos” e voam por quilômetros. Quando param, cada gafanhoto é capaz de comer uma quantidade de alimento maior que seu próprio peso, e eles acabam por devastar as plantações rapidamente. Depois que a nuvem de gafanhotos se forma, é quase impossível controlá-la.
O gafanhoto é alimento de pássaros, sapos, cobras e outros animais. E, em algumas culturas, as pessoas também têm o costume de comê-lo. É servido seco, assado, ou moído e misturado com a comida.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Divisão: Neoptera
Ordem: Orthoptera
Subordem: Caelifera
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Cor: marrom claro e verde
Comprimento: 3 a 5 cm (macho) e 6 a 8 cm (fêmea)
Peso: de 10 a 30 gramas