políticas públicas para formação de professores da Educação Básica
Departamento de Filosofia e Ciências Humanas – DFCH
Curso de Licenciatura em Pedagogia
RESENHA
TROPA DE ELITE 2: O INIMIGO AGORA É OUTRO
Kauane Silvério
ILHÉUS, BA
2014
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Departamento de Filosofia e Ciências Humanas – DFCH
Curso de Licenciatura em Pedagogia
RESENHA
TROPA DE ELITE 2: O INIMIGO AGORA É OUTRO
Kauane Silvério
Atividade apresentada como parte da avaliação da disciplina Movimentos Sociais, ministrada pelo Prof. Estélio Gomberg.
ILHÉUS, BA
2014
RESENHA SOBRE O FILME: TROPA DE ELITE 2: O INIMIGO AGORA É OUTRO
Na verdade, enquanto os políticos enriquecem às custas dos cidadãos, existem pessoas que estão pagando com suas próprias vidas, pela negligência desses distintos políticos. Após o episódio fatídico, o Capitão Nascimento e Matias (André Ramiro) são colocados para fora do BOPE, para livrar o pescoço do Governador que certamente estava em alguma festinha particular na hora da tragédia no presídio. Alguma mente brilhante indica o Nascimento para se tornar Subsecretário da Inteligência. Na sua inocência ele acredita que pode mudar o sistema, estando nessa posição, mas por ironia do destino, ele contribui com o sistema, fazendo com que a milícia ganhe poder e espaço para ganhar cada vez mais dinheiro.
Por traz dos pobres e iludidos militares está o sistema (os políticos), comandando tudo de cima e olhando para baixo como se olhassem para meros ratos de laboratório. Favores e apoio em troca de votos e poder! O que o protagonista não sabe é que ele também estava fazendo parte do “sistema”. E quem realmente detém o poder não se importa com quem é subordinado, não pensa em mais nada além de si mesmos.
Porque a criminalidade não se acaba? Ou o trafico de drogas? Porque isso não parece ser interessante para o sistema, os policiais ficariam sem trabalho, os