Gaboardi
Quando falamos em transporte na estratégia logística este pode ser um fator de sucesso em suas operações, o item que pode destacar você entre os seus concorrentes. Mas se já que está função é de tamanha responsabilidade quais os fatores que temos que considerar, como realizaremos um planejamento para utilizar as vantagens que o transporte pode nos oferecer e nos diferenciar entre os outros.
Dentre os custos logísticos a área de transporte é o elemento de maior expressão, pois ela pode chegar custar em média 60% de todas as despesas logísticas, representa entre 4 a 25% do faturamento bruto das organização e existem casos que o custo é tanto que pode superar os lucros operacionais. Bem mas também temos que considerar que o transporte tem um papel fundamental na prestação de serviço aos clientes.
Voltando a comentar um pouco sobre o planejamento operacional quais seriam os critérios a consideramos pra escolhermos o modal que atenda todas nossas necessidades com maior eficiência e eficácia, para isso devemos possuir uma visão macro de toda a cadeia de suprimentos, conhecer detalhadamente todos os fluxos que interligam a rede, as características de nossos produtos( como dimensões, peso, volume), os equipamentos disponíveis para realizar a movimentação.
Os modais existentes são rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário e o dutoviário, quanto a sua definição de modais são as seguintes:
Modalidade – quando utiliza um único modal
Multimodalidade – quando utiliza dois ou mais modais.
Intermodalidade – quando utiliza dois ou mais modais mas a prestação é realizada por um único operador