Gabarito P1 Criptografia 2 2012
1. (1,0pt) Quais as fraquezas e os benefícios de se utilizar modelos criptográficos de chaves simétricas usados na antiguidade?
Resposta: Modelos criptográficos deste tipo são extremamente fracos para os padrões atuais, mas funcionou muito bem para as necessidades das sociedades antigas. Um modelo criptográfico convencional antigo tem como grande vantagem, a velocidade de codificação e a facilidade de decodificação de uma mensagem e é especialmente útil para codificar dados que não serão enviados para outro lugar. No entanto, como meio de transmitir dados secretos, o modelo convencional pode se tornar extremamente inseguro, devido a dificuldade de se distribuir as chaves.
Para um remetente e um destinatário comunicarem-se com segurança usando este tipo de criptografia, eles devem concordar no uso de uma chave e mantêla em segredo entre os dois. Se eles estão em locais físicos diferentes, devem confiar num agente de entrega.
Qualquer um que intercepte a chave durante o trajeto pode posteriormente ler, modificar e forjar todas as informações encriptadas e autenticadas com esta chave. O problema com os sistemas antigos de encriptação sempre foi a distribuição das chaves.
2. (1,5pts) Use a chave de César com valor 6 para codificar a frase
´Estamos em perigo´. Conhecendo-se a mensagem codificada, qual o segredo deve ser enviado para que outra pessoa decodifique esta mensagem? Resposta:
Usando a chave de Cesar com valor 6 teremos:
A B
C D E F G
H I
J K
G H I J K L M N O P
L M N O P
Q R S
T
Q
R
S T U V W X Y Z
U V W X Y Z A B C
D E F
Utilizando este esquema o texto original “Estamos em perigo´, torna-se o texto encriptado
KYZGSUYKSVKXOMU
Para permitir que outra pessoa leia o texto cifrado, você divulga que a chave de César é 6 .
3. (1,5pts) Em um sistema criptográfico assimétrico eficiente, é possível descobrir uma chave privada tendo acesso apenas a chave pública? Qual a importância da escolha do tamanho das