Estudo De Caso Empreendedorismo SWOT
Ricardo Prochet
Dona Ana faz os sorvetes em casa com amor e carinho, e embora estes sejam deliciosos, faz quinze anos que o mesmo dinheiro entra durante o verão, e 15 anos que os invernos são ingratos.
Com o conhecimento prático que Dona Ana tem de seu negócio e com a ajuda do Modelo SWOT, fica fácil entender as oportunidades e ameaças com apenas uma breve reflexão. O primeiro ponto a refletir são as FORÇAS do negócio. “Que variações no cenário fazem meu negócio prosperar? Quem é meu principal cliente?”
Bate-papo da Dona Ana com um consultor fictício de SWOT:
Consultor: – Dona Ana, em que situação a senhora vende mais sorvetes?
Dona Ana: – Com certeza em dias quentes, quando a sede bate a moeda cai!
Consultor: – E quem mais compra sorvete nesses dias?
Dona Ana: – Ah são as crianças. Mas no frio elas desaparecem, as mães andam com muito medo da gripe. No inverno só vendo para clientes antigos que gostam do meu sorvete caseiro.
PREPARE OS QUADROS DE ANALISE SWOT DA SORVETERIA DE DONA ANA E FAÇAM UMA PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA
Na análise SWOT, reflita profundamente sobre cada um dos quatro quadros do modelo e ordene os itens por importância. É importante que a Matriz SWOT seja frequentemente revista, como o ciclo PDCA sugere para todo seu planejamento estratégico.
A ordem do pensar da Análise SWOT pode ser usada não apenas no estudo geral do modelo de negócio da empresa, mas também em questões específicas e pontuais. Pensar, considerar, refletir, e continuar fazendo isso sempre é o que diferencia as empresas de sucesso das estagnadas.