ESPIRITUALIDADE DA UNIDADE COMPLETO
FABIANO DERENIEVICZ
FABIANO GUSTAVO AURINO DE REZENDES
RODRIGO FERREIRA
ESCOLA DE ESPIRITUALIDADE: MOVIMENTO DOS FOCOLARES
FLORIANÓPOLIS
2013
SUMÁRIO
1. HISTÓRIA DO MOVIMENTO DOS FOCOLARES 3
2. ESPIRITUALIDADE DA UNIDADE 3
2.1. Deus amor 4
2.2. A vontade de Deus 5
2.3. Amor ao próximo 6
2.4. Palavra de vida 7
2.5. Amor mútuo 8
2.6. Jesus abandonado 9
2.7. Unidade 11
2.8. Jesus Eucaristia 12
2.9. A Igreja 13
2.10. Maria 14
2.11. Espírito Santo 16
2.12. Jesus no meio 17
3. MOVIMENTO GENS 18
REFERÊNCIAS 19
1. HISTÓRIA DO MOVIMENTO DOS FOCOLARES
Chiara Lubich nasce em Trento (Itália) em 22 de janeiro de 1920, é a segunda de quatro filhos.
A mãe é católica fervorosa, o pai, socialista. Com pouco mais de vinte anos, leciona na escola fundamental e inicia os estudos de filosofia na Universidade de Veneza, impulsionada por uma busca apaixonada pela Verdade, quando, durante a segunda guerra mundial, diante da destruição de todas as coisas, compreende que somente Deus permanece: Deus que é Amor.
A sua vida se transforma. Chiara responde ao Amor de Deus escolhendo-o como o seu único Tudo: é o dia 7 de dezembro de 1943, data considerada como o início do Movimento. Essa experiência de Chiara é imediatamente comunicada a um grupo de jovens que é por elas compartilhada.
No dia 13 de maio de 1944, Trento é atingida por um dos mais violentos bombardeios. Também a casa da família Lubich é danificada. Enquanto os familiares de Chiara partem em retirada para as montanhas, ela decide ficar em Trento para não abandonar o grupo que havia nascido.
Entre as ruínas, abraça uma mulher enlouquecida pela dor que grita a morte de seus quatro filhos. Chiara compreende que é chamada a abraçar a dor da humanidade. Logo depois, vai morar num apartamento que divide com suas companheiras. Nos refúgios antiaéreos levam com elas apenas o Evangelho cujas palavras se iluminam com uma luz nova. Chiara e as suas primeiras companheiras