trabalho de vida de cristo e espiritualidade
RESUMO DOS CAPÍTULOS 5 E 6
CAPÍTULO 5
Espiritualidade de JESUS
TÓPICO 1-Aspectos Fundamentais da Espiritualidade
1.Introdução
A “Espiritualidade” é definida como a qualidade ou o caráter espiritual; segundo o dicionário Bíblico Wycliffe, “DEUS que é espirito, regenera o homem e dá a possibilidade de alcançar a verdadeira espiritualidade. Isto nos leva até JOÃO 6:33, o estudioso Alister E. McGrath, registrou algumas definições de espiritualidade em sua obra “Uma Introdução a Espiritualidade Cristã”, a palavra espiritualidade vem do hebraico ruach-termo geralmente traduzido como “espirito”, mais inclui ambos campos de significados.
Espiritualidade trata então da vida da fé, trata do que anima a vida do cristão e o instiga a aprofundar e aperfeiçoar aquilo que no presente está apenas em seu início, espiritualidade é a prática na vida real da fé religiosa de uma pessoa, o que a pessoa faz com o que crê, trata da plena compreensão da realidade de DEUS.
2.Definições básicas segundo MCGRATH
2.1 Espiritualidades
Trata da busca por uma vida religiosa autêntica e satisfatória, a união de ideias especificas de determinada religião.
2.2 Espiritualidade Cristã
Trata da busca por uma existência cristã autêntica e satisfatória, envolvendo a união de ideias fundamentais do cristianismo com experiência de vida dentro da fé cristã. Espiritualidade Cristã pode ser definida como a maneira pela qual as pessoas ou grupos cristãos buscam aumentar a experiência com DEUS, ou praticam a presença de DEUS.
3. Aspectos Fundamentais da Espiritualidade
3.1 O Caráter
O Apóstolo Paulo registrou, qual é o propósito de DEUS em CL.1:9, ao afirmar que ELE concede aos seus, o transbordar de pleno conhecimento de Sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual. Inferimos, pois, ser espiritual, a pessoa que através do espirito de DEUS (FIL.2:12,13), alça a um determinado estágio de espiritualidade que faz a diferença perante as demais pessoas que carecem