Espiritualidade Luterana,Calvinista, Anglicana
Luterana/Calvinista/Anglicana1
Jose Afonso2
Introdução
Primeiros momentos
Nos séculos XV e XVI, estamos perante uma espiritualidade medieval que sofre mudanças importantes, que esta vivendo uma pressão externa com o Humanismo que tem como pensamento nascente a defesa da liberação da criatividade e da vontade do ser humano, em oposição ao pensamento escolástico, segundo o qual todas as questões terrenas deviam subordinar-se à religião, tendo assim o predomínio do humano sobre o transcendente temos assim como seu porta voz Erasmo de Roterdã (1469-1536).Por outro lado existe uma pressão interna vinda do desejo de reforma, com Martinho Lutero.
De uma concepção teocêntrica, passa-se para uma visão antropocêntrica, surge assim o desejo por uma vida mais intima com Deus. Depois surgem os Alumbrados movimento do século XVI, com um ascetismo e mística onde a tendência de mortificação da carne é o trabalho de purificação, e extase e cânticos espirituais.
Do lado catolico temos uma reação contra a vida segregada e privilegiada que os monges levavam em seus mosteiros, assim Gerd Groote abandona a clausura para se tornar um pregador itinerante e viver no meio do povo.nesta sequencia surge, é neste contexto que surge a devotio moderna surge entre os Irmãos e Irmãs da Vida Comum, no século XIV. E pregava uma piedade pessoal e reflexiva usando a Bíblia como recurso. O ideal da devotio moderna se fixou na obra Imitação de Cristo, escrita "entre 1420 e 1440" (CHAUNU, 1993, p.218), por Tomás de Kempis, cônego regular, nascido em colônia, na Alemanha, em1380.
A Espanha é previlegiada, pois neste momento já estava a aconter uma reforma na espanha, tendo assim alguns nomes como: garcias Jimenez, Francisco de osuna, temos ainda em 1570 Juan de Avila, Luvis de Granada, Inácio de Loyola, Teresa Ávila entre outros. Na França pregava-se de um Deus tao alto e que o temor e a reverencia eram os dois sentimentos que um cristão poderia ter. Temos assim alguns