Fôrmas prontas
Prontas
Alunas: Beatriz, Kelly e Zélia.
Professora: Rosangela
Técnico em Edificações – 3º módulo
Materiais, Componentes e Sistemas Contrutivos
Introdução
O estudo dos diversos tipos de fôrmas aplicados na construção civil, vem mostrar a variedade de sistemas empregados de acordo com a finalidade a que se destinam. O uso adequado da fôrma está diretamente relacionado ao concreto a ser utilizado, como também na geometria da peça estrutural a ser concretada.
Este trabalho tem como objetivo tratar dos materiais, métodos e conceituar os diversos tipos de fôrmas existentes no mercado, com ênfase em fôrmas prontas ou pré-fabricadas.
Fôrmas Prontas
A Forma Pronta é um dos subsistemas dos muitos que compõem o sistema construtivo, todos trabalhando em prol das necessidades do empreendimento. Todos estes múltiplos subsistemas interdependem-se e contribuem para o resultado do todo.
A Forma Pronta, no entanto, tem uma particularidade única dentro deste contexto: é o que inicia todo o processo, e por isso, passa a ser referencia para os demais, estabelecendo e padronizando o grau de excelência exigida para toda obra
Conceitua-se sistema de fôrmas uma estrutura que atua no processo de moldagem e sustentação do concreto fresco até que o mesmo atinja resistência suficiente para suportar as cargas que lhes são submetidas, de maneira que as fôrmas estão ligadas diretamente ao bom desempenho de uma estrutura. O sistema de fôrmas deve ter características de resistência para suportar o seu próprio peso, o peso do concreto, o peso do aço e ao tráfego de operários e equipamentos, devendo ser previstos em projeto.
O critério para escolha de um sistema de fôrmas depende do custo em função do prazo. Ou seja, considerar quanto custa alugar as fôrmas durante o período da obra, verificar a disposição econômica da empresa, de investir na aquisição em curto prazo, visando o aproveitamento em longo prazo. Em seguida deve-se