FÓRUM I
E. Durkheim – Usava a Educação para transmitir valores, a moral entre diversas sociedades que se mantinham coesas e solidárias aos outros indivíduos, diante das instituições sociais, família, escola ou qualquer outra que lutam pela manutenção dos valores morais para conservação da vida social.
Karl Marx – Materialismo histórico Dialético que concebeu de forma rápida a apreensão da realidade, das discussões que colocam a categoria de trabalho como central. Para o desenvolvimento das classes sociais e nos problemas da economia política, as lutas de classe deve se converter em instrumento para estruturar a economia da sociedade.
M. Weber – Estuda a sociedade a partir das ações sociais do individuo separando os conhecimentos e valores do mundo real, tendo sua própria vontade e capacidade de compreender as intenções e motivações dos indivíduos que vivem em sociedade. Demonstrando uma organização racional que desenvolve atividades dentro de um padrão de precisão e eficiência envolvendo os aspectos mágicos e intuitivos criando condições da existência da vida humana, diante mudanças sociais e do equilíbrio da realidade social.
FORUM 02
Na solidariedade orgânica os indivíduos têm papéis sócias diferentes de acordo com a necessidade que uma determinada pessoa tem para com a outra, em virtude da divisão do trabalho existente na sociedade.
Solidariedade Orgânica é fruto das diversificações dos indivíduos e não da identidade de crenças,dos costumes, precisamos do pão feito pelo padeiro, dos serviços do gari, do vigilante e com isso podemos dizer que se cria mais solidariedade entre os indivíduos.
ATIVIDADE 02
1) Definindo claramente o lugar e as atividades de cada um, para que não haja dúvida sobre o que cada membro deva fazer se houver conflito deve ser minimizado através de uma coesão social com base no consenso coletivo dos indivíduos.
2) Desestabilização dos estáveis - das pessoas “inválidas” – algumas são consideradas velhas; outras tem