Físico
CAMPUS DE JI-PARANÁ
DEPARTAMENTO DE FÍSICA DE JI-PARANÁ
EXPERIMENTO 5
LEI DE HOOKE
Realizado dia 09 de setembro de 2013
Ji-Paraná/RO
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Imagine uma mola presa em uma das extremidades a um suporte e em estado de repouso sem atuação de nenhuma força. Quando aplicamos uma força F na outra extremidade, a mola tende a deformar, ou seja, esticar, comprimir dependendo do sentido da força aplicada.
Robert Hooke foi o primeiro cientista a estudar sobre as deformações da mola e as forças aplicadas, então ele verificou que a deformação da mola aumenta proporcionalmente à força. Assim ele estabeleceu a seguinte lei, chamada Lei de Hooke: A constante elástica da mola depende principalmente da natureza do material de fabricação da mola e de suas dimensões. Essa Lei é dada pela seguinte equação onde: F é a intensidade da força aplicada, k é a constante elástica da mola, e x é a deformação da mola. Sua unidade usual é N/m.
2. OBJETIVO
Encontrar a constante elástica a partir do experimento realizado.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
MATERIAIS
QUANTIDADE
Dinamômetro
1 unidade
Régua
1 unidade
Haste
1 unidade
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL O método experimental utilizado foi o seguinte:
Primeiramente colocar o dinamômetro na posição vertical, em seguida colocar uma haste para que se descubra a força peso sem que se deforme a mola, anotar o resultado após pegar uma régua e medir a deformação da mola. Após o termino desses procedimentos calcular a constante elástica finalizando assim o procedimento experimental.
5. CALCULOS, GRÁFICOS E TABELAS
Para obter a constante elástica utilizar a seguinte equação: onde é a força peso e a deformação da mola onde . Assim a equação ficará o seguinte: o resultado obtido foi .
6. CONCLUSÃO
De acordo com o experimento realizado, pode-se provar que a medida em que se aumenta a força peso (P) o