Física
- Objetivos do trabalho;
-Introdução teórica;
-Dados experimentais;
-Conclusão;
-Bibliografia;
Objetivos do trabalho
O objetivo principal do trabalho era para aprendermos, na prática, sobre o movimento circular e sobre como calcular o raio, diâmetro e comprimento de um círculo, como no caso, utilizamos o bambolê.E claro, também é um incentivo para o trabalho em grupo e cooperação.
Introdução Teórica
A mecânica clássica é área da física que estuda o movimento em suas mais variadas formas. Assim como toda teoria em física, ela possui algumas leis que devem ser respeitadas. O grande desafio da mecânica é buscar através de suas leis e artifícios matemáticos a equação da trajetória de um corpo. A trajetória pode ser entendida como sendo a união de vários pontos sucessivos em que o movimento evolui.
Agora conhecido a definição de trajetória, pode-se pensar em movimentos circulares.O movimento circular uniforme (MCU) é o movimento no qual o corpo descreve trajetória circular, podendo ser uma circunferência ou um arco de circunferência. A velocidade escalar permanece constante durante todo o trajeto e a velocidade vetorial apresenta módulo constante, no entanto sua direção é variável.
Um corpo que descreve um movimento circular uniforme passa de tempo em tempo no mesmo ponto da trajetória, sempre com a mesma velocidade. Assim, podemos dizer que esse movimento é repetitivo, e pode ser chamado de movimento periódico. Nos movimentos periódicos existem dois conceitos muito importantes que são: frequência e período.
Frequência: é o número de voltas que o corpo efetua em um determinado tempo (f = 1/ T).
Período: é o tempo gasto para se completar um ciclo (T = 1/ f).
Força
Para que um móvel possa descrever o movimento circular uniforme é necessário que esteja atuando uma força sobre ele, de modo que faça com que ele mude de posição, pois se tal fato não ocorrer o móvel passaria a